Ocultismo BH


Pages

Símbolos ciganos e entidades ciganas mais conhecidas

                                                 

  
Esta bandeira foi instituída como símbolo internacional de todos os Ciganos do mundo no ano de 1971, pela Internacional Gypsy Committee Organized no ” First World Romani Congress ” – Primeiro Congresso Mundial Cigano – realizado em Londres.

A roda vermelha no centro da bandeira simboliza a vida, representa o caminho a percorrer e o já percorrido. A tradição, como continuísmo eterno, se sobrepõe ao azul e ao verde, com seus aros representando a força do fogo, da transformação e do movimento.

O azul representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando libertação e liberdade.

O verde representa a Mãe Natureza, a terra, o mundo orgânico, a força da luz do crescimento vinculado com as matas, com os caminhos desbravados e abertos pelos Ciganos. Representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra, de preservação da natureza pelo que ela nos oferece, proporcionando a sobrevivência do homem e a obrigação de ser respeitada pelo homem, que dela retira seus suprimentos, devendo mantê-la e defendê-la.



PENTAGRAMA:   
  



Pentagrama (estrela de 5 pontas) simboliza o Homem Integral (de braços e pernas abertos) interagindo em perfeita harmonia com a plenitude da existência.



A CORUJA   :

  



Simboliza segurança. É usada para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro, e para se livrar de perdas materiais.
Simboliza “o ver a totalidade”. É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver à totalidade: o consciente e o inconsciente.



A CHAVE:








Simboliza as soluções. É usado para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave quando trabalhado no fogo costuma atrair sucesso e riquezas.


A ESTRELA DE 6 PONTAS:



Simboliza proteção. É usada como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está a cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior. Esta da imagem é a mais poderosa dentre todas, tem os triângulos entrelaçados ao invés de sobrepostos, esta é a que uso como meu símbolo particular, e protetor.  



A FERRADURA:





Simboliza energia e sorte. É usada para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.



A LUA:


Simboliza a magia e os mistérios. Usada geralmente pelas ciganas, para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo atentando sempre as fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.



A MOEDA:

Simboliza proteção e prosperidade. Usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual.

Simboliza proteção e prosperidade. É usado contra energias negativas e para atrair dinheiro.





O PUNHAL:




Simboliza a força,o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grande símbolo de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida o pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.



A RODA:




Simboliza a Samsara, representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio. A roda é o grande símbolo cigano, que é representado pela roda dos vurdón que gira.
Devem ser respeitados pois são detentores das tradições. É o maior tesouro do cigano, ao contrário da cultura dos gadjes onde o idoso é menos respeitado porque não contribui economicamente.




A TAÇA:

Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.



O TREVO:

É o símbolo mais tradicional de boa sorte. Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, pode-se esperar sempre boas notícias.



A ÂNCORA:



simboliza segurança. É usado para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro e para se livrar de perdas materiais.



                                           Entidades Ciganas   

CARMENCITA – cabelos e olhos pretos; Cor: coral; Perfume: patchuli; Objetos: moedas, lua; Poder de magia: amor, união.

ESMERALDA – cabelos louros, olhos verdes; Cor: verde-claro; Perfume: sândalo; Objetos: tiara com moedas, pedras verdes, signo - salomão; Poder de magia: dinheiro.

IAGO – jovem, moreno; Cor: violeta; Perfume: violeta; Objetos: moedas, cristal lilás; Poder de magia: Cura.

MADALENA – cabelos e olhos pretos; Cor: multicor, predominando cor-de-rosa; Perfume: alfazema; Objetos: moedas presas na roupa, pulseira com talismã; Poder de magia: amor, união.

PABLO – cabelos e olhos pretos; Cor: vermelho; Perfume: Floral; Objetos: cordão com moeda, chapéu preto; Poder de magia: negócios.

PALOMA – cabelos e olhos pretos; Cor: multicor, predominando amarelo; Perfume: verbena; Objetos: punhal, cristal vermelho; Poder de magia: proteção.

RAMUR – cabelos e olhos pretos; Cor: vermelho; Perfume: floral; Objetos: ferradura, ferro; Poder de magia: proteção, segurança.


SALAMANDRA – ruiva; Cor: vermelho; Perfume: flores do campo; Objeto: fogueira; Poder de magia:limpeza, cortar feitiço.

fonte:http://ciganocurandeiro.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html
Márcio Magalhães
www.energia-cura.com

7 comentários:

Márcio Magalhães disse...

Boa noite!Todos os símbolos citados, são sim muito conhecidos na tradição cigana da linha de oriente, e muito conhecidos dentro das tradições Romani, e dentro tbm da linha oracular. O Fato de vc não os conhecer, e dizer que é cigano não significa absolutamente nda, porque existem várias tradições ciganas, e as aqui citadas, são relacionadas a linha oracular do oriente, por favor PESQUISE BARALHO CIGANO, oráculos ciganos, ciganos linhas de oriente! A cada símbolo sagrado são atribuídos muitos significados, aqui são citados apenas os mais comuns, de acordo com linha de oriente tradição Romani, da linha oracular.
Márcio

Unknown disse...

Realmente esses símbolos são ciganos.Adorei a matéria.
Perfeito

Márcio Magalhães disse...

Obrigado!
Márcio

7cartas disse...

Obrigado amigo.

Márcio Magalhães disse...

7 cartas> Obrigado pela visita, obrigado por comentar!
Márcio

Unknown disse...

Eu sempre sonho com estrelas dessa vez foi a de 6 pontas
Por isso procurei saber mais não sou cigana
Tenho muitos sonhos estranhos que não consigo entender

Márcio Magalhães disse...

Boa noite! Dica: Sempre que sonhar anote, coloque data, e veja os dias que se seguem o que acontece, se positivo se negativo, aí vai ter uma noção do que se tratava tal sonho. Se não anotar, não procurar saber, não observar nunca vai saber de nada;As vezes somos avisados, as vezes comunicados de coisas que precisamos... Grato pelo comentário,
Márcio

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...