Ads 468x60px

.

Pages

Proteção contra o Câncer II

10 Alimentos Não Saudáveis e Causadores de Câncer !

A declaração “tudo provoca câncer” tornou-se uma frase popular que algumas pessoas usam para justificar a sua própria dieta e as falhas de estilo de vida, especialmente no que se refere ao risco de câncer. Mas a verdade é que muitos alimentos comuns têm, de fato, sido cientificamente demonstrados como alimentos que aumentam o risco de câncer, e alguns deles substancialmente.
Aqui estão 10 alimentos que estão entre os menos saudáveis e maiores causadores de câncer, e que você nunca deveria comer novamente:
1) Alimentos Geneticamente Modificados (OGM)
Estes alimentos não devem ter lugar em nenhuma dieta livre-de-câncer, especialmente agora que foi mostrado que ambos os OGM e os produtos químicos utilizados para cultivá-los causam um crescimento rápido dos tumores. Mas os Alimentos Geneticamente Modificados estão em toda parte, inclusive na maioria dos derivados alimentares feitos a partir do milho convencional, soja e canola. No entanto, você pode evitá-los comprando produtos certificados como orgânicos e alimentos produzidos localmente e naturalmente sem biotecnologia. No Brasil a maioria do milho e da soja,  são transgênicos, alimentos capazes de processar alterações genéticas.
Nossa dica: que tal começar sua própria horta?
2) Carnes Processadas
A maioria dos produtos cárneos processados, incluindo carnes usadas em fast-food, bacon, salsichas e cachorros-quentes, contêm conservantes químicos que fazem com que pareçam frescos e atraentes, mas que também pode causar câncer. O nitrito de sódio e o nitrato de sódio têm sido associados a um aumento significativo do risco de câncer de cólon e outras formas de câncer, por isso a recomendação é que a carne seja eliminada de suas refeições. Caso você ainda insista em comer carne, certifique-se de escolher apenas carnes feitas sem nitratos, e de preferência a partir de animais alimentados com capim.
3) Pipoca de Microondas
Elas podem ser convenientes, mas os sacos de pipoca de microondas são revestidos com produtos químicos que estão ligados não só a infertilidade mas também ao câncer de fígado, testículo e pâncreas. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) reconhece o ácido perfluorooctanoico (PFOA), que são encontrados em forros de saco de pipoca de microondas, como possível item cancerígeno, e vários estudos independentes têm ligado este ácido com a causa de tumores. Do mesmo modo, o produto químico diacetil usado na própria pipoca está ligado a problemas nos pulmões e câncer.
4) Refrigerantes
Assim como carnes processadas, foi mostrado que refrigerantes podem causar câncer também. Cheios de açúcar, produtos químicos e corantes, refrigerantes acidificam o corpo, e literalmente alimentam as células do câncer. Produtos químicos comuns nos refrigerantes como a cor caramelo e seus derivados 4-metilimidazol (4-MI) também têm sido associados ao câncer.
5) Bebidas Diet
Pior do que o refrigerante açucarado convencional é o refrigerante Diet, além de várias outras bebidas e alimentos dietéticos. Uma revisão científica recente, realizado pela Autoridade de Segurança Alimentar Europeia (EFSA), com mais de 20 estudos diferentes, descobriu que o aspartame, um dos adoçantes artificiais mais comuns, provoca uma série de doenças, incluindo defeitos de nascença e câncer. A sucralose (splenda), sacarina e outros adoçantes artificiais, têm também sido associados ao câncer.
6) Farinhas “Brancas” Refinadas
Farinha refinada é um ingrediente comum em alimentos processados, mas o seu conteúdo de carboidratos em excesso é um sério motivo de preocupação. Um estudo publicado na revista “Cancer Epidemiology, Mile Markers, and Prevention” descobriu que o consumo regular de carboidratos refinados foi associado a um aumento de 220% no câncer de mama entre as mulheres. Os alimentos com altos índices glicêmicos em geral também têm demonstrado aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, que afeta diretamente o crescimento e disseminação de células cancerígenas.
7) Açúcares Refinados
O mesmo vale para os açúcares refinados, que tendem a elevar os níveis de insulina rapidamente e alimentar o crescimento das células do câncer. Adoçantes ricos em frutose, como o xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS), são particularmente ofensivos, pois foi mostrado que as células cancerígenas facilmente e rapidamente os metabolizam para que se proliferem. E uma vez que biscoitos, bolos, tortas, refrigerantes, sucos, molhos, cereais e muitos outros itens processados, principalmente os alimentos mais populares, são carregados de HFCS e outros açúcares refinados, isso ajuda a explicar por que as taxas de câncer estão em ascensão nos dias de hoje.
8) Maçãs, Uvas e Outras Frutas “Sujas” Convencionais
Muitas pessoas pensam que estão comendo algo saudável quando compram maçãs, uvas ou morangos na loja. Mas a menos que essas frutas sejam orgânicas ou certificadas como livre de pesticidas, elas podem aumentar o risco de câncer. O grupo “Environmental Working Group” (EWG) descobriu que até 98 por cento de todos os produtos convencionais, e, particularmente, os tipos provavelmente encontrados na sua lista de frutas, está contaminado com pesticidas cancerígenos.
9) Salmão de Viveiro
De acordo com Dr. David Carpenter, diretor do Instituto de Saúde e Meio Ambiente na Universidade de Albany, Salmão de viveiro é outro alimento de alto risco causador de câncer. De acordo com sua avaliação, o salmão de viveiro não só carece de vitamina D, mas muitas vezes é contaminado com substâncias químicas cancerígenas, PCBs (bifenilas policloradas), pesticidas e antibióticos.
10) Óleos Hidrogenados

                                 Conheça outros causadores de câncer
                                 Bacon e  churrasco têm substâncias cancerígenas
Eles são comumente usados ​​para preservar os alimentos processados e fazer com que estes alimentos possam permanecer mais tempo nas prateleiras dos supermercados. Mas os óleos hidrogenados alteram a estrutura e flexibilidade das membranas celulares no corpo, o que pode levar a uma série de doenças debilitantes como o câncer. Alguns fabricantes estão parando de usar óleos hidrogenados e estão os substituindo por óleo de palma e de outras alternativas mais seguras, mas as gorduras trans ainda são amplamente utilizados em alimentos processados​​.
Maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados com essa estatística. A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o velho (e bom) hábito de preparar os próprios alimentos e deu lugar aos alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo.

                              Alimentos gordurosos
Fábio Gomes explica que não é exatamente a gordura a principal responsável pelo aparecimento de câncer, e sim a quantidade de calorias que ela agrega ao alimento. A comida muito gordurosa é densamente calórica, ou seja, tem mais que 225 calorias a cada 100 gramas do alimento. "Por esses alimentos geralmente serem pobres em nutrientes, é preciso ingeri-los em grandes quantidades para obter saciedade, o que leva ao superconsumo", conta o nutricionista do INCA. 
Em excesso, esses alimentos provocam obesidade, que é fator de risco para câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, mama e rins. A célula de gordura libera substâncias inflamatórias, principalmente hormônios que levam a alterações no DNA e na reprodução celular, como o estrogênio, a insulina e um chamado de fator de crescimento tumoral. 
                             Alimentos ricos em sal
"Se ingerido em quantidade maior do que cinco gramas por dia, o sal pode lesar as células que estão na parede do estômago", explica o nutricionista Vinicius Trevisani, do Instituto do Câncer de São Paulo. Essa agressão gera alterações celulares que podem levar ao aparecimento de tumores. 
Procure evitar alimentos ricos em sal ou mesmo aqueles que usam sal para aumentar o tempo de conservação, como os congelados e os comprados prontos que só precisam ser aquecidos. 
Entram nessa lista: carne seca, bacalhau, refrigerantes, pizzas congeladas, iscas de frango empanadas congeladas, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, entre outros.

                              Churrasco 
Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. "Ambos estão presentes na fumaça e impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira", explica Fábio Gomes. "Eles também possuem fatores mutagênicos que levam ao aparecimento de tumores." 
                             Dieta pobre em fibras
O nutricionista Vinicius Trevisani explica que o intestino se beneficia muito pelo consumo adequado de fibras. Elas garantem um bom trânsito intestinal, de modo a eliminar os ácidos biliares secundários, um produto da digestão presente no intestino. Isso evita a agressão às células do intestino e a multiplicação celular descontrolada. 
Preparo com altas temperaturas
Alimentos fritos ou grelhados também incorporam algumas substâncias cancerígenas. Ao colocar o alimento cru em óleo ou chapa muito quentes (com temperatura aproximada de 300 a 400°C), são formadas aminas heterocíclicas - substâncias que contêm fatores mutagênicos e estimulam a formação de tumores.
 O nutricionista Fábio recomenda preparar as carnes ensopadas - modo de cozimento em que não há nenhuma formação de aminas-, ou ainda prepará-las no forno. Dessa maneira, a temperatura do alimento aumenta gradualmente e não chega a níveis tão altos. 
                             Alimentos com agrotóxicos
Não existe uma forma eficiente de limpar frutas, verduras e legumes dos agrotóxicos. "Muitas vezes, esses conservantes são aplicados nas sementes e passam a fazer parte da composição do alimento", aponta Fábio Gomes. Ele explica que o agrotóxico provoca vários problemas de saúde em quem tem contato direto com esses alimentos, mas ainda está em estudo a sua real contribuição com o aparecimento do câncer. 
Como ainda existem dúvidas sobre esses efeitos, o nutricionista orienta evitar opções ricas em agrotóxicos. É melhor consumir alimentos cultivados sem o produto químico, que comprovadamente têm mais vitaminas, minerais e compostos quimiopreventivos. "Estes compostos atuam na proteção e reparação celular frente a uma lesão que pode gerar câncer", afirma. 
Fontes:
http://www.organicconsumers.org/foodsafety/processedmeat050305.cfm
http://www.care2.com
http://www.naturalnews.com/021808_cancer_prevention.html
http://www.drweil.com/drw/u/QAA400701/Microwave-Popcorn-Threat.html
http://www.dailymail.co.uk
http://www.ewg.org/foodnews/list/
http://www.albany.edu/ihe/salmonstudy/pressrelease.html


http://www.portalnatural.com.br/alimentacao/10-alimentos-nao-saudaveis-e-causadores-de-cancer-nao-os-coma-mais/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...